sábado, 24 de agosto de 2013

CyberCore


CyberCore é um vertical shooter lançado apenas para o PC Engine e o computador Sharp X68000 em 1990, sendo que esse último é uma versão mais caprichada em todos os sentidos. Pela capa e menu inicial, dá até pra ver que estavam no pique de Alien: O Oitavo Passageiro.


A história é bem simples: um bando de insetos mutantes invadem a Terra e querem destruir os humanos, então as forças aliadas criaram uma navinha "inseto" com semelhança aos inimigos chamada "Chimera", na qual transforma o piloto escolhido para a missão, Kato Melange (Rad Ralph nas outras versões), em um inseto humanóide (os detalhes do rosto de Kato são incríveis, ele até pisca e sua testa se contrai enquanto vai se transformando).

A jogabilidade é a mesma de todos os shooters básicos, mas com uma leve diferença em que se tem dois tipos de tiro: um para atingir as criaturas à sua frente e outro para atingir as criaturas na superfície. Os controles não são aquela fluidez perfeita, mas respondem muito bem aos comandos, podendo se adaptar bem as situações mais críticas.

E por falar em situações críticas, esse jogo pode ser bem difícil caso não prestar atenção, pois a navinha pode ser destruída com um só tiro, com momentos em que o número de inimigos na tela podem aumentar consideravelmente caso não matá-los na hora certa, esses sendo capazes de lançar vários tiros que quase enchem a tela (apesar de serem lentos o bastante para tomar uma atitude defensiva). A resistência do treco insectóide voador aumenta quando se pega upgrades, mas esses se perdem quando é atingido, regredindo a forma anterior. Há quatro transformações para a nave, tornando-a mais durável e com maior poder de fogo, sem falar em adquirir um escudo que quebra o galho durante as fases.


Os gráficos no Sharp são incríveis, detalhando muito bem a nave e os monstros que a atacam. A música é passável e única para cada tela, apesar de ser aquele repeteco genérico que quase todo jogo do gênero possui.

É uma boa pedida para a sua lista de jogos no Sharp X68000, se tiver tempo para jogar, não fique de enrolação e experimente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário