sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Square's Tom Sawyer



RPG bem do tosco feito pela Squaresoft em 1989 (pode se perceber pelo "Square's" no nome). Como podem ver, é baseado no livro de Mark Twain sobre um guri maloqueiro do Mississipi que faz peripécias, foge de casa, se encrenca com ladrões de cadáveres, entre outras bizonhices.

Só para deixar claro, o jogo pega do livro os personagens e o cenário da história, pois a história em si não é fielmente seguida, tudo se baseia em Tom e seus miguxinhos andando pela cidade e pelas matas do rio não só seguindo aquele sistema já batido de ir de ponto A até B entregando itens, falando com NPCs e afins, como também sair por aí batendo em cobras, moleques encrenqueiros e demais inimigos rídiculos na porrada (no sentido literal da coisa).

A mecânica do jogo é igual Dragon Quest, pois tudo se baseia em abrir menu para falar com os bonecos, entregar itens, usar itens, ver seus status, etc. Só que a tela é estreita e horizontal, além dos locais serem interligados, ou seja, não há mapa, o que pode confundir a localização do jogador. Quando se entra em batalha, está os personagens de costas para o jogador (reforçando as características de DQ), o cenário de acordo com a área que está e os inimigos láááááá longe, só vendo um vultinho laranja que depois aparece de corpo inteiro quando ataca. Já os personagens do jogador ao atacar, tem a animação de sairem correndo até a pqp para acertar o inimigo.


Os gráficos são bons até para um RPG do NES, só que a música é bem chinfrim, até mesmo se o som do console fosse bom seria chinfrim, típico dos milhares de RPGs iniciantes da época, e olha que quem compôs foi Nobuo Uematsu. 

Ah, vale fazer menção de Jim, o escravo, que foi posto nesse jogo como um blackface com a pele mais negra do que petróleo e os lábios maiores que um bonde, tanto é que o jogo não foi localizado para os Estados Unidos por causa desse racismo mais do que exagerado vindo dos nipônicos.


Isso é tudo, não vale a pena jogar, é um jogo bem do mediocre da Square usando Tom Sawyer como modo de ganhar grana e reconhecimento, só que merecidamente ficou para trás na vala do esquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário