domingo, 8 de novembro de 2015

Ginga Fukei Densetsu Sapphire




Depois do Dracula X, esse é melhor jogo do PC Engine, um shooter feito no final da vida da versão CD do sistema, foi vendido bem discreto nas feiras de jogos por lá no Nihorogão, hoje contratariam mercenários em busca do original pra fechar a seleta listinha sagrada do melhor do PCE.

A origem dele é até engraçada, pois a personagem parece derivar de dois adventures com patricinhas patrulheiras espaciais, mas a proximidade para por aí, por que a qualidade é excelente. Escolhe a maria gasolina e sua respectiva nave e segue em frente em toda a trajetória trivial do gênero: coletar melhorias apelaças que preenchem a tela inteira de tiros, sub chefes malandros e chefes contendo diversas etapas. 


Mas o que te faria jogar se é tão batido em mecânica? O design das fases extremamente bem trabalhados, repletos de profundidade, ambientes vertiginosos, temáticas originais, a primeira me lembra bastante a série Aleste que por sua vez surrupiava o visual da cidade futurista de Blade Runner, depois temos um desfiladeiro, castelo medieval, castelo japonês e segue o bonde. 

Parte dos recursos (principalmente os chefes) valem-se de efeitos 3D, algo pouco visto nesta plataforma e aproxima Ginga das produções 32 bits. Agora, o que empolga de verdade a experiência seria a musica, puta merda, uma das melhores trilhas de jogos, tem até participação  do compositor Satoshi Miyashita de Lords of Thunder, agora fazendo jam session de fusion usando roupa de velho feito o Eric Clapton ou o Aldi Meola.


Joguem, cambada! Presta pra caralho! Dificuldade bem trabalhada, custando o preço justo para superá-lo, gráficos, sons e temáticas de primeira. Ele consta também numa coletânea do PSP com os episódios adventure pra gordo safado de lá jogar. Jogo 5 estrelas, a Hudson no seu auge, hoje trampando com hotel ou qualquer outra merda desassociada aos jogos eletrônicos.


2 comentários:

  1. Deve ser mais um dos milhares de jogos de nave bons do pce rs

    ResponderExcluir
  2. Se combina e/ou lembra coisas de Aleste e coisas de Blade Runner, não tem como não ser bom.Putz que legal Doc!
    Vou verificar essa parada do PSP também!
    Curti muito conhecer essa belezinha, tinha que ser coisa do maravilhoso PCEngine mesmo!

    ResponderExcluir