domingo, 8 de novembro de 2015

Mr. Goemon



Boa parte sabe sobre Goemon ser uma espécie de mascote da Konami, hoje bem estilizado, contracenando com outros personagens de enorme carisma por fim resultando numa marca confiável de produtos de qualidade. Bem antes desta versão quem sabe iniciada no NES, existiu um arcade chamado Mr. Goemon seguindo mais a origem do Robin Hood japaronga Ichikawa Goemon frito no óleo depois de bancar o punguista contra um lorde fulo da vida. 


A estética também tenta assimilar as tradicionais pinturas ukiyo-e  bem populares no século 18 ilustrando as castas do país indo inclusive pra patifaria dos polvos estuprando moças. Bom, o jogo é dono de uma estrutura diferenciada dos jogos sucessores. Goemon tem que correr vários distritos sem ser agarrado pela koban ou caipiras revoltosos somado a escapulir dos objetos arremessados quando não são monstros mitológicos barrando o seu caminho no final de alguma fase.


É possível acertar os inimigos com o seu cachimbo ou coletar itens e arremessar nos adversários, no final de certos níveis, ele salteia despachando moedas, acordando a vizinhança pobretona e alarmando a presença para a patrulha, ou ninjas, no final dessa parte final do level contém um exú disparando raios ou tengus muito malandros em driblar ataques ou exigir manha de quem joga. Mais outra coisa, ele só contabiliza 4 fichas, depois terá que começar do zero, não importando a fortuna enfiada na máquina como era a voga de outros contemporâneos da marca Konami.


O mascote da Konami teve jogos pra caraco nessas duas décadas de trajetória, uns 80% deles em alta qualidade, misturando a cultura japonesa de raiz com o cosmopolitismo séculos a frente do anime Gintama (talvez esse até preste reverência),  porém... Como estamos na era do lixo, a desenvolvedora faz pouco caso da série, se ela sequer faz um novo PES, imagina então o restante? Vai terminar como a Hudson ou a Majesco, só se garantindo no que ela acreditar ser importante (MGS) tirando os inglórios pachinkos.

Um comentário:

  1. Não sabia dessa versão arcaica de Goemon :O

    E essa última imagem, por algum motivo, me fez lembrar do bambuzal da primeira fase do Kenseiden do Master System....

    ResponderExcluir