sábado, 26 de dezembro de 2015

Three Dirty Dwarves



Uma cria pirada de 1996 pela Appaloosa Interactive para o Saturno e PC, a criadora do Écocô Golfinho. Só que em vez de ativismo e misticismo marinho, decidiram mesmo ir pra selva de pedra pós-apocalíptica e cheia de mutantes que é o Bronx.


A trama é bem sem pé, nem cabeça, com quatro pivetes que foram selecionados para um projeto de super-soldado financiado pelo governo muricaner, com o general inescrupuloso insatisfeito em terem trazido nerds pro experimento, decidindo prendê-los então em uma capsula e talvez mutagená-los. Enquanto isso, a pirralhada jogava um RPG de mesa com os três anões procurando um portal mágico. Com os moleques levados pelos milicos para as capsulas, a última jogada de dado só foi o suficiente para os anões entrarem no portal e atravessar o tempo/espaço para o planeta Terra, caindo da atmosfera direto em uma loja de artigos esportivos, assim se equipando para mais quebra-quebra e a salvação dos fedelhos.


O jogo é um beat 'em up com uma temática doidona que lembra Earthworm Jim, tudo se passa em uma Bronx distópica e chovendo fogo lotada de mutantes membros de gangue, latas de lixo demoníacas, ninjas pelados com meia calça na cabeça, lutadores de boxe, etc. São 15 fases nas quais algumas são reservadas para chefes temáticos, também em uma pegada similar a do Jim. Os três anões andam juntos pela tela, mas só podendo controlar um com o direito de trocar entre eles usando os gatilhos. Os botões se resumem ao projetil, a porrada e ao pulo. O anão do taco rebate bolas, podendo lançar mais se segurar o botão, o do pino joga uma bola de boliche e o verdão mete tiro de 12.


Com uma só porrada, o anão no comando é estonteado e troca para o seguinte da fila e depois para o outro. Com os três anões tomando porrada, cai na tela de continue. Mas se dar uma porrada no anão estonteado, esse volta para a fila. Coletando as caveiras dos mutantes que aparecem na tela, o anão no controle pode tomar porrada de acordo com a quantidade de caveiras sem perder seu posto. Coletando bastante caveiras, pode fazer com que os anões usem seus golpes forte em troca delas ou até mesmo criar uma fusão temporária entre eles soltando um super ataque.


Até que o movimento dos anões é responsivo, mas os golpes são curtos e difíceis de atingir em boa parte do tempo. Além disso, tem momentos que precisa atacar no tempo e posição certa ou trocar de anão para aproveitar a fraqueza de algum inimigo em especial, mas corre o risco de tomar porrada bem facilmente, especialmente daqueles que atacam longe. Dessa forma, o jogo vai se tornando cada vez mais problemático com o passar das fases com a mudança de inimigos.


Os filminhos animados são legais e caricatos até, mas acabam todos pixelados demais devido ao Saturno, resultando em uma maçaroca barata. A trilha sonora é bem estranha, são uns ritmos de hip hop com alguns versos e repetições de beatbox sem noção, acompanhadas também por um ritmo roqueiro ou eletrônico, com um pouco de soul/funk em uma das trilhas, representando toda a chapação da Bronx escagaçada. Os cenários chegam a ser repetitivos e só não enjoam rapidamente por causa de alguns dos chefes esquizofrênicos e da rapidez com que se pode fechar o jogo.

Sendo sincero, o jogo é ruim e bem genérico na questão técnica, vale muito mais por toda a temática fumada, inimigos bizarros e música capengona que acaba sendo interessante. Fica aí esse título para explorar por conta própria.


3 comentários:

  1. Um jogo bizarro e que faz juz a sua temática é o ninja baseball batman

    ResponderExcluir
  2. Sim, tão louco quanto também analisado no blog:

    http://nacaocucamonga.blogspot.com.br/search/label/Ninja%20Baseball%20Batman

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que o estilo lembrava algum jogo que joguei no Mega, isso mesmo Earthworm jean!
    Esse sistema de troca de ação entre eles parece ser bem divertido. Se o game aproveitar bem isso beleza, caso contrário pode ficar até chata essa característica, ou fator são os golpes curtos que você citou Doc, isso acaba fazendo que todos os combates sejam muito próximos, isso aumenta a dificuldade mesmo.
    Kkkkkk parece uma temática fumada mesmo mas isso atrelado a uma boa dose de humor até que é bem vinda.
    Falou Doc!

    ResponderExcluir