sexta-feira, 13 de maio de 2016

Trilogia Yugi/Game, 1978-79, Toru Murakawa


Hoje vim falar da trilogia Yugi ou Game como preferirem, não, não é live action do card game da Konami, mas uma trilogia envolvendo um matador de aluguel passando  poucas e boas com os magnatas escroques sujos na "honradez" de seus serviços. Bom, o ator foi bem resumido no texto de The Ressurection of the Golden Wolf, inclusive é mencionada a parceria entre o astro com o diretor Toru Murakawa. Talvez nestes três filmes tenhamos uma visão mais sombria dos papéis que Matsuda interpretava na TV. Por mais que nessas três produções sempre ocorram tiradas cômicas, elas conciliam espaço com a violência, sexo e até certo drama noir, o que de novo leva a comparações com Cowboy Bebop. Irei resumir bastante cada filme para não ficar um texto maçante, prefiro que vocês assistam e repassem pra galera quando puderem.


The Most Dangerous Game / 最も危険な遊戯 Mottomo kiken na yuugi (1978): Shohei Narumi no começo do filme soa um genuíno perdedor (além de usar um contrastante vestuário hippie) torra seu último dinheiro no mahjong e é posto pra fora da jogatina clandestina de modo humilhante, isso rompe com a expectativa de quem aguarda uma demonstração de ação. Só que o cara é um matador profissional e está apenas preguiçoso com a sua função. Um dia, Narumi a muito contragosto é chamado por Kohei Kohinata, presidente da Tonichi Electrics, para resgatar o executivo Nobutaka Nanjo de um sequestro que vem acontecendo a outros membros importantes na Tonichi, infelizmente mortos depois das abduções. Kohei acredita que o mandante dos sumiços seja o líder dos conglomerados Godai, Seishiro Adachi


Aceita a missão, Narumi faz uma série de exercícios para estar preparado para os percalços vindouros. Começa invadindo a casa de kyoko,  amante de um dos comparsas de Adachi, defenestra ela, dá uns tabefes, come a mulher enquanto o cara escuta os gemidos no telefone por fim levada até o seu apê, tudo para fazer o Cornélio se afastar do cativeiro e o hitman meter bala em todo mundo. A sequência de tiro soa intrigante, eu não sei se foi uma questão orçamentária ou conceitual, mas foge muito do costumeiro. Você supõe os embates ocorridos nos cômodos escuros revezando com os tiroteios mais nítidos. Infelizmente o  contratado falha em resgatar Nanjo inteiro e ainda sai com um rombo na pança. Ele recorre ao hospital ou então algum amigo veterinário? Nada, ele faz os primeiros socorros da escola Stallone: Esteriliza com pinga, bebe o resto e enfaixa o corpo em grande agonia na tentativa de suportar a dor até o dia seguinte. Detalhe, Kyoko continua no muquifo de Narumi, como boa mulher de malandro tenta agradar mas o cara trata ela da forma mais grosseira possível. 


Depois da rebordosa, é revelado que o pagante pelo resgate apenas testava as habilidades de Narumi e assim deseja contratá-lo com o objetivo de findar Seishiro Adachi. Aí que o bicho pega, porque ele se mete com um inspetor de polícia filho da puta que o tortura na tentativa de convencê-lo da desistência do contrato e num outro momento simplesmente tenta cercá-lo num prédio pondo franco atirados da polícia na sua cola. Na minha opinião é o melhor filme. É o mais pesado, sexualizado, passa melhor a personalidade fria e mesquinha do protagonista e certos momentos seriam repetidos nas demais sequências como uma especie de simbologia. A música é bem engraçada, parece Jaco Pastorious com os efeitos sonoros dos encanamentos do Super Mario Bros.! próximo!

___________


The Killing Game / 殺人遊戯 Satsujin Yugi (1978): Ainda no mesmo ano, este parece uma releitura do primeiro episódio. Logo no começo assistimos um flashback com Narumi matando um escroque e deixando sua affair viva. Tempos depois, o cara volta pra região só que agora sem um trocado no bolso e toda hora é atazanado por um amigo que ansiava a sua volta na cidade.


 O personagem principal aparentemente não vê importância em arrendar dinheiro, parece mais umas férias tiradas enquanto bate perna pela cidade. O cara revisita seu imóvel abandonado, paga de capiau, frequenta um boteco onde a filha de seu alvo anterior termina como acompanhante e tempos depois Narumi finalmente acata a insistência do amigo bonachão e resolve cobrar o dinheiro pras putas usando um discreto microfone no meio da rua. 


Os yakuzas da cidade tomam ciência da permanência do matador na localidade e um deles resolve contratá-lo para liquidar o rival, pior que um deles se envolve com a mesma amante da vítima surgida no começo do filme, obviamente ela tem um relacionamento perigoso com Narumi. O filme ficou mais light como as demais sequência de Streetfighter com Sonny Chiba, já iniciam a trama aparecendo tiroteio seguindo num aprofundamento da rotina andarilha do protagonista. Esta sequência tem uma mecânica parecida com Yojimbo ou Por um Punhado de Dólares, onde uma figura externa desmantela duas quadrilhas numa série de jogadas sujas. Essa sequência presume que o público tenha visto o anterior e que já espere determinados momentos, como a interpretação de alguém bonachão se convertendo num homem sanguinário, os relacionamentos, os linchamentos, o treinamento, o retorno e por aí vai... 

_______



The Execution Game /処刑遊戯 Shokei Yugi  (1979): Este episódio final é mais sombrio e corta essa construção cotidiana além de bonachona de Narumi. Ele já começa em maus lençóis ao ser torturado. Como sempre ele escapa e sai metendo pipoco nos seus captores, só que tudo era armação. As balas eram de festim e ele é praticamente forçado a cumprir um serviço de assassinato. 


Durante a missão ele tem um caso com uma cantora que é revelada alguém pertencente ao sindicato do seu cliente perverso e ainda o maluco ronda a relojoaria de uma moça gamada por ele, porém não correspondida pela personalidade fechada do matador. Narumi aos poucos se restabelece e passa a ditar as regras do jogo, nem por isso ele deixa de cumprir um novo assassinato para o chefão, o de matar um figurão sob proteção da polícia. Isso é mera enrolação para dar cabo deste e ainda um grupo rival que tentava sabotar todos os seus "trabalhos". 


Esta trilogia soa melhor assistindo em sequência, como a trilogia Streetfighter. As sequências podem ser um pouco inferiores ao primeiro, mas podemos curtir mais aventuras com este personagem pra lá de controverso. Praticamente alguém com duas linhas de personalidade, sem qualquer objetivo de enobrecer seu ramo. Parece mais um soldado da fortuna urbano na linha Duke Togo de ser. Antes que me perguntem em que lugar do universo tem para baixar a santa trindade, vou deixar os links deste excelente blog e futuramente vou subir os filmes e jogá-los na fanpage!




Nenhum comentário:

Postar um comentário