sábado, 17 de setembro de 2016

Ninja ryûkenden/ Gaiden (OVA), 1991 - Mamoru Kanbe


Fuçando por mais animações maluquetes, no mínimo bem feitas, me deparo com esta OVA de peixe lançada em 91 da trilogia antiga do Ninja Gaiden ou Ryukenden. Sim, aquele jogo bugado pra caralho que tu morria toda hora levando traulitadas das aves em pleno ar a ponto de cair no fosso. O enredo se passa após os eventos do segundo jogo, o mais conhecido no Huezil.

O desenho de 48 minutos já começa com o ninja fazendo sushi de estranhas criaturas no meio das ruas de NY, em paralelo um bio cientista chamado Ned Friedman, atesta curar o câncer  com uma nova tecnologia. A situação só aumenta o seu mistério com estranhas sensações perturbando o "ninja dragão" (é assim que o chamam) Ryu Hayabusa, uma delas seria o desespero de uma estranha garota. Intercalando a trama fantasiosa temos o desenvolvimento dos companheiros de Ryu como Irene, a namoradinha empregada da importadora do cabra, esperançosa de ficar com ele,  como se ainda vivesse no começo do século XX, mesmo sendo deixada de lado (ela é sequestrada na metade da história) e um trio de amigos pra lá de bizarros.


Robert e Jeff, são veteranos de guerra que largaram a vontade de tocar o puteiro no terceiro mundo pra combater os deuses quimbadeiros mesoamericanos feito os vampiros de Jojo e Sara, namorada de Robert, amiga da Irene vivendo como repórter. Devo dizer que pra um único episódio de 48 minutos, eles são desenvolvidos até demais na tentativa de mostrar complexidade num universo bem simplista exigido pro jogo. Ryu faz seus "momentos ninja" ficando secundário nessa história mais focada em conduzir a investigação desse trio que tem um jeito bem valente de encarar um cientista maníaco ainda mais cogitando o que ele pode estar tramando, parecem até os S.T.A.R.S. de Resident Evil e chegam a ser interrompidos pelo  Haybusa preocupado com eles virarem comida de monstro.


Bom, não vou ficar detalhando muito. Rolam umas sequências legais de ação, tanto os movimentos de Ryu quanto os dois veteranos metendo pipoco nos monstros que mais parecem atores fantasiados dos filmes de terror da Hammer. É tiroteio de pistola, metralhadora, bombas, tem até cena deles invadindo o prédio de Friedman jogando a moto dentro do térreo como via de regra. O desenho é bem trabalhado, não poupam nos detalhes e evitam narrativas preguiçosas como usar magia enrolona ou deixar frames parados. Aqui eles animam com perfeccionismo das cenas mais cotidianas aos combates.


Pena ter saído um mero episódio. Mas vai saber... De repente ficaria uma bosta se tivessem esticado pra outros capítulos extras. Eu que nem sou fã da série curti bastante a animação com aquela aura trash porém muito bem desenvolvida. Assistam!

5 comentários:

  1. Que bom saber deste OVA, sendo de peixe ou não kkkkkkk, mas eu curto Ninja Gaiden e não sabia deste desenho. Agora, pela descrição deu a entender que tem mais ação do que artes marciais, mesmo assim parece ser bem legal!
    Eu também prefiro que façam um único episódio do que tentar esticar e desenvolver abobrinhas ou fugir completamente do tema principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem mais cenas de ação (muito boas por sinal) do que o foco principal no Ryu. Assiste que é bem legal, deixei o vídeo legendado em português.

      Excluir
  2. Vou caçar. Vi o the maxx e os do golgo 13, muito bons.

    Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra assistir em menos de uma hora, vale muito a pena.

      Excluir
  3. Vou aproveitar que tu deixou o vídeo e pegar no fim de semana para ver.

    ResponderExcluir